Um guia de iniciantes para Gran Turismo 3:
Antes de mais nada, faz-se necessário que a carteira de motorista seja adquirida. Para isso, visite a seção License Test e comece pela carteira tipo B. Os testes não devem dar muito trabalho, uma vez que existem replays, onde você pode mudar as opções na tela para mostrar o diagrama de freio e aceleração do carro, que são as barrinhas verde e vermelha. Além do mais, a pista já vem pintada, o azul significa que você deve acelerar, o vermelho é para frear e o branco é que você deve apenas soltar o acelerador, sem pisar no freio. Enfim, não deve ser muito difícil, o mesmo vale para a carteira tipo A.
Com pelo menos uma dessas duas carteiras em mãos, chega o momento de participar de seu primeiro torneio, a Sunday Cup. O problema vai ser gastar seus 18 mil em um carro com boa relação entre peso, potência e custo. Por exemplo: um PT Cruiser custa quase 18 mil, mas é muito pesado. Já o Vitz, Mira e esses compactos são bem mais baratos, só que lentos demais. A minha sugestão é começar com um Toyota Trueno ou um Mazda Miata.
A primeira pista é facílima, uma oval simples. Pois bem, você deve vencê-la várias vezes e ir juntando dinheiro para comprar melhorias no motor. Deve ser observada a relação entre o aumento de HP e o preço da peça, para saber o que comprar. Peças como a Racing Flywheel, Weight Reduction, NA Tune, Port Polish, Driveshaft (carbon) e uma suspensão melhor são adequadas. Lembre-se de que você não vai passar muito tempo com esse carro, então, assim que você tiver mais que 220hp pode parar com as compras, mas continue juntando dinheiro.
A esta altura você já deve possuir um NA Tune ou algum tipo de Turbo. Se ainda não tem, continue juntando dinheiro para comprar um. Ah sim, vencer a Sunday Cup e a Clubman Cup também é importante, devido ao dinheiro extra e aos carros que você ganha em cada uma. Lembre-se de correr também na sua categoria de carro, como por exemplo, FF, FR, 4wd e MR.
E o Turbo/NA Tune, já conseguiu? Pois bem, parta para um dos dois eventos e entre na tela de configuração de carro. Ajuste as marchas de modo a ter aceleração lenta e alta velocidade final. Um valor por volta de 33 ou 35 é o ideal. Ao vencer uma corrida desse tipo, você deve embolsar uns 5000 créditos. Aproveite para ganhar as outras corridas deste campeonato e um carro turbo/na no final.
esumindo:
A melhor coisa a ser feita é procurar por pistas como a Super Speedway, ou alguma outra na qual você tenha facilidade. Utilize seu carro envenenado e troque as peças dele constantemente para ir melhorando. Após vencer competições Turbo ou NA Tune, use seu carro brinde, ou venda-o junto com o carro antigo e compre um mais potente.
Lembre-se também que tempo é dinheiro! Às vezes vale mais à pena ficar na Super Speedway da Sunday Cup, ganhando mil créditos por corrida e terminando a prova em pouco mais de 2 minutos e meio do que passar 5 minutos na Special Stage Route 11 para ganhar mil e quinhentos créditos.
Estratégias Gerais:
Antes de mais nada, você deve estudar cada pista e cada curva. Um bom lugar para fazer isso é nos testes de carteira de motorista. Eles apresentam o traçado da pista pronto, junto com pontos de aceleração e frenagem.
Uma vez que as pistas estejam dominadas, é hora de começar a melhorar os seus tempos de volta com cada carro, ou com o carro que você está usando atualmente. Pontos de frenagem são diferentes em carros diferentes e mudam drasticamente se você tiver o kit de freio Sport ou modificações na caixa de câmbio.
Quando você estiver fazendo uma curva, deve prestar atenção em dois fatores determinantes: o indicador TCS (o amarelo) e, usando a visão por fora do carro, observar se existe fumaça saindo dos pneus. Isso serve para determinar o momento de tirar o pé do acelerador, ou girar o volante para o lado oposto ao que você estava girando o carro. Com esta pequena observação você vai evitar muitas rodadas, que o podem fazer perder a corrida.
Lembre-se também dos tipos de curva e de como a tração do seu carro afeta o modo de passar por qualquer uma delas. Um exemplo claro disso são as curvas do circuito de Roma. Um carro de tração dianteira pode frear praticamente \'dentro\' da curva, fazer o trajeto e sair acelerando. Enquanto isso, um carro com tração traseira deverá frear mais cedo e só tocar no acelerador uma vez que o carro já esteja reto e tenha readquirido seu contato com a pista, caso contrário ele vai rodar.
Saiba usar os outros carros de maneira inteligente. Por exemplo, bater atrás de um veículo nem sempre é prejudicial. Pode parecer trapaça, mas você pode bater atrás de alguém na entrada de uma curva especialmente lenta, de modo que o carro da frente será lançado e você perderá velocidade considerável.
Outra estratégia semelhante é usar os carros como \'paredes\' para as curvas. Por exemplo, se você está fazendo uma curva à uma velocidade muito alta, você pode escorar-se no carro do seu lado para continuar acelerando e ainda assim não sair do traçado e/ou ir para a grama.
Sobre as paredes, vale acrescentar que batidas podem e devem ser evitadas na grande parte dos casos. Se não houver maneira de escapar, tente bater com a lateral do carro, pois isso minimiza a sua perda de velocidade.
Suponhamos que a colisão com a parede ou com um carro foi inevitável, e você agora encontra-se girando na pista. O meio mais prático para sair dessa situação é usar a técnica presente desde GT. É o seguinte, uma vez que você esteja girando, por exemplo, para a esquerda, continue apertando no direcional para você virar à esquerda. Assim que o carro começar a ficar mais lento, jogue o volante para o lado oposto e acelere levemente. O carro vai balançar um pouco, arremessando a traseira e ficará mais ou menos reto na pista, feito isto, basta sair acelerando normalmente.
Agora que você está crescendo no jogo, estão surgindo dúvidas. Aqui vão alguns esclarecimentos sobre os detalhes do jogo:
Assim como em GT1 e 2, você pode ganhar carros jogando a mesma corrida mais de uma vez. Mas o que ocorre aqui é que você deve ganhar toda a série de provas, ao invés de uma única corrida para ganhar o carro de brinde.
Sobre a quantidade de carros, com certeza são mais de 100, mas ainda não há número exato. Não existem também as verões modificadas para corrida, uma vez que se fossem feitas, o jogo ia demorar muito para ser lançado.
Sim, existe um carro de Fórmula 1, e se eu não me engano, ele é um dos 5 que você pode ganhar quando vence a Dream Car Championship ou a Polyphony Digital Cup.
Infelizmente só existem 2 pontos de vista, um por dentro do carro e o outro por fora, com a câmera baixa e aproximada do carro. Eu prefiro a câmera interna, uma vez que a externa bloqueia a visão da pista por ser muito próxima ao carro.
Antes de mais nada, faz-se necessário que a carteira de motorista seja adquirida. Para isso, visite a seção License Test e comece pela carteira tipo B. Os testes não devem dar muito trabalho, uma vez que existem replays, onde você pode mudar as opções na tela para mostrar o diagrama de freio e aceleração do carro, que são as barrinhas verde e vermelha. Além do mais, a pista já vem pintada, o azul significa que você deve acelerar, o vermelho é para frear e o branco é que você deve apenas soltar o acelerador, sem pisar no freio. Enfim, não deve ser muito difícil, o mesmo vale para a carteira tipo A.
Com pelo menos uma dessas duas carteiras em mãos, chega o momento de participar de seu primeiro torneio, a Sunday Cup. O problema vai ser gastar seus 18 mil em um carro com boa relação entre peso, potência e custo. Por exemplo: um PT Cruiser custa quase 18 mil, mas é muito pesado. Já o Vitz, Mira e esses compactos são bem mais baratos, só que lentos demais. A minha sugestão é começar com um Toyota Trueno ou um Mazda Miata.
A primeira pista é facílima, uma oval simples. Pois bem, você deve vencê-la várias vezes e ir juntando dinheiro para comprar melhorias no motor. Deve ser observada a relação entre o aumento de HP e o preço da peça, para saber o que comprar. Peças como a Racing Flywheel, Weight Reduction, NA Tune, Port Polish, Driveshaft (carbon) e uma suspensão melhor são adequadas. Lembre-se de que você não vai passar muito tempo com esse carro, então, assim que você tiver mais que 220hp pode parar com as compras, mas continue juntando dinheiro.
A esta altura você já deve possuir um NA Tune ou algum tipo de Turbo. Se ainda não tem, continue juntando dinheiro para comprar um. Ah sim, vencer a Sunday Cup e a Clubman Cup também é importante, devido ao dinheiro extra e aos carros que você ganha em cada uma. Lembre-se de correr também na sua categoria de carro, como por exemplo, FF, FR, 4wd e MR.
E o Turbo/NA Tune, já conseguiu? Pois bem, parta para um dos dois eventos e entre na tela de configuração de carro. Ajuste as marchas de modo a ter aceleração lenta e alta velocidade final. Um valor por volta de 33 ou 35 é o ideal. Ao vencer uma corrida desse tipo, você deve embolsar uns 5000 créditos. Aproveite para ganhar as outras corridas deste campeonato e um carro turbo/na no final.
esumindo:
A melhor coisa a ser feita é procurar por pistas como a Super Speedway, ou alguma outra na qual você tenha facilidade. Utilize seu carro envenenado e troque as peças dele constantemente para ir melhorando. Após vencer competições Turbo ou NA Tune, use seu carro brinde, ou venda-o junto com o carro antigo e compre um mais potente.
Lembre-se também que tempo é dinheiro! Às vezes vale mais à pena ficar na Super Speedway da Sunday Cup, ganhando mil créditos por corrida e terminando a prova em pouco mais de 2 minutos e meio do que passar 5 minutos na Special Stage Route 11 para ganhar mil e quinhentos créditos.
Estratégias Gerais:
Antes de mais nada, você deve estudar cada pista e cada curva. Um bom lugar para fazer isso é nos testes de carteira de motorista. Eles apresentam o traçado da pista pronto, junto com pontos de aceleração e frenagem.
Uma vez que as pistas estejam dominadas, é hora de começar a melhorar os seus tempos de volta com cada carro, ou com o carro que você está usando atualmente. Pontos de frenagem são diferentes em carros diferentes e mudam drasticamente se você tiver o kit de freio Sport ou modificações na caixa de câmbio.
Quando você estiver fazendo uma curva, deve prestar atenção em dois fatores determinantes: o indicador TCS (o amarelo) e, usando a visão por fora do carro, observar se existe fumaça saindo dos pneus. Isso serve para determinar o momento de tirar o pé do acelerador, ou girar o volante para o lado oposto ao que você estava girando o carro. Com esta pequena observação você vai evitar muitas rodadas, que o podem fazer perder a corrida.
Lembre-se também dos tipos de curva e de como a tração do seu carro afeta o modo de passar por qualquer uma delas. Um exemplo claro disso são as curvas do circuito de Roma. Um carro de tração dianteira pode frear praticamente \'dentro\' da curva, fazer o trajeto e sair acelerando. Enquanto isso, um carro com tração traseira deverá frear mais cedo e só tocar no acelerador uma vez que o carro já esteja reto e tenha readquirido seu contato com a pista, caso contrário ele vai rodar.
Saiba usar os outros carros de maneira inteligente. Por exemplo, bater atrás de um veículo nem sempre é prejudicial. Pode parecer trapaça, mas você pode bater atrás de alguém na entrada de uma curva especialmente lenta, de modo que o carro da frente será lançado e você perderá velocidade considerável.
Outra estratégia semelhante é usar os carros como \'paredes\' para as curvas. Por exemplo, se você está fazendo uma curva à uma velocidade muito alta, você pode escorar-se no carro do seu lado para continuar acelerando e ainda assim não sair do traçado e/ou ir para a grama.
Sobre as paredes, vale acrescentar que batidas podem e devem ser evitadas na grande parte dos casos. Se não houver maneira de escapar, tente bater com a lateral do carro, pois isso minimiza a sua perda de velocidade.
Suponhamos que a colisão com a parede ou com um carro foi inevitável, e você agora encontra-se girando na pista. O meio mais prático para sair dessa situação é usar a técnica presente desde GT. É o seguinte, uma vez que você esteja girando, por exemplo, para a esquerda, continue apertando no direcional para você virar à esquerda. Assim que o carro começar a ficar mais lento, jogue o volante para o lado oposto e acelere levemente. O carro vai balançar um pouco, arremessando a traseira e ficará mais ou menos reto na pista, feito isto, basta sair acelerando normalmente.
Agora que você está crescendo no jogo, estão surgindo dúvidas. Aqui vão alguns esclarecimentos sobre os detalhes do jogo:
Assim como em GT1 e 2, você pode ganhar carros jogando a mesma corrida mais de uma vez. Mas o que ocorre aqui é que você deve ganhar toda a série de provas, ao invés de uma única corrida para ganhar o carro de brinde.
Sobre a quantidade de carros, com certeza são mais de 100, mas ainda não há número exato. Não existem também as verões modificadas para corrida, uma vez que se fossem feitas, o jogo ia demorar muito para ser lançado.
Sim, existe um carro de Fórmula 1, e se eu não me engano, ele é um dos 5 que você pode ganhar quando vence a Dream Car Championship ou a Polyphony Digital Cup.
Infelizmente só existem 2 pontos de vista, um por dentro do carro e o outro por fora, com a câmera baixa e aproximada do carro. Eu prefiro a câmera interna, uma vez que a externa bloqueia a visão da pista por ser muito próxima ao carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário